izazin

Implementação de BPF

Elaboração, atualização e implementação das Boas Práticas de Fabricação.

Conjunto de medidas que devem ser adotadas pelos serviços de alimentação a fim de garantir a qualidade higiênico sanitária e conformidade dos alimentos conforme as legislações vigentes. Abrange: Diagnóstico Inicial da Empresa, Elaboração do Plano de Ação, Capacitação dos Manipuladores, Auditorias e Implantação e Elaboração do Manual de Boas Práticas. A implementação de Boas Práticas de Fabricação é um requisito essencial para quem quer oferecer um produto diferenciado.

Manual de Boas Práticas

Documento exclusivo e intransferível exigido pela Vigilância Sanitária a todos os estabelecimentos que comercializam alimentos e bebidas.

Documento exigido pelas Inspetorias Sanitárias a todas as empresas que comercializam alimentos e bebidas, com especificações de cada estabelecimento, sendo por isso exclusivo e intransferível. Contém informações como noções de estrutura do local, manutenção e higiene das instalações e equipamentos, descrição das operações rotineiras de controle higiênico sanitária, higiene e saúde dos manipuladores de alimentos (Procedimentos Operacionais Padrões – POP’s).

Capacitação de funcionários

Curso de controle higiênico sanitário dos funcionários em Boas Práticas de Manipulação dos alimentos.

Capacitar os funcionários em Boas Práticas de Manipulação para garantir a segurança e qualidade dos alimentos abordando o temas: Boas Práticas; microbiologia básica; perigos e contaminantes alimentares; hábitos de higiene pessoal e comportamento no trabalho; doenças transmitidas por alimentos; higiene de equipamentos, utensílios e instalações; e manipulação dos alimentos.

Acompanhamento

Visitas de rotina para garantir a eficiência das Boas Práticas de Manipulação.

Acompanhamento e supervisão dos serviços prestados a fim de garantir as Boas Práticas de Manipulação conforme legislação sanitária.

Auditoria

Análise do estabelecimento

Verificação de conformidade e não-conformidades do estabelecimento, gerando um diagnóstico com medidas corretivas e preventivas, a fim de evitar contaminações ou perda da qualidade dos alimentos e atender as exigências legais.

Layout

Análise do layout e adequação do fluxo de processo de produção.

Avaliação do espaço de produção de alimentos para melhoramento e otimização do fluxo de processo/produção atendendo as exigências legais. Sugerimos às alterações estruturais pertinentes à planta baixa e decidimos o posicionamento das instalações, equipamentos e pessoal de maneira organizada para evitar contaminações.